quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A "morte" de Deus

Se Deus favorece sempre os mais ricos e abastados e quer que os pobres sofram, então Ele é uma lenda;
Do contrário, se Deus favorece sempre os pobres, de forma que enriqueçam, e quer que os ricos fiquem pobres, então Deus é em si mesmo uma grande contrariedade;
Se Deus precisa de mim, exclusivamente, para fazer qualquer coisa, então Deus é um fraco;
Se aos olhos de Deus, uns são profetas santos e outros ensandecidos seres humanos beirando o inferno, então Deus deveria limpar Seus olhos;
Se Deus escolhe sempre os homens sábios para fazê-los mais sábios ainda, então Zeus será meu Deus;
Se Deus não pode estar onde estou, se Ele não caminha comigo, se sou lançado no inferno todas as vezes que aquilo que alguns chamam de “instinto” me traem, então já não sei mais em quem confiar;
Se Deus me chama para ser cabeça e não cauda, se ele me trai todas as vezes que deixo de pagar promessas, se ele me amaldiçoa por não fazer barganhas, se ainda tenho em meu "currículo" um escrito de dívidas, se estou com o nome sujo no SPC/Serasa celestial, a quem recorrerei?

Estará Deus morto, no coração do homem, todas as vezes que esse tipo de deus se levantar.
Estará Ele longe, pois as nossas iniquidades é que nos separam, ou antes, que nos separavam, mas não mais.

Agora, se a verdadeira religião é socorrer os orfãos e as viúvas;
Se a verdadeira adoração consiste não em lugares ou formas, mas em espírito e verdade;
Se os homens, todos eles, são iguais diante dEle;
Se a água, o cajado, a rosa, e toda sorte (ou azar) de misticismos se tornam nada diante dEle, então, indubitavelmente, Ele está vivo;
Se a mais bela tribo indígena tem diante dEle uma consciência (ainda que não saibam), então, está Ele vivo;
Se olho para o céu azul, as nuvens, a natureza e consigo enchergá-lo, então, creiam, Eles está vivo em nós;
Se olho para o meu próximo e vejo Deus, meu próximo não é Deus, mas Deus ainda vive;

Vivemos com tanto medo de nossas quedas e fracassos que acabamos por criar para nós deuses que vão adiante de nós, que sejam comprados, vendidos, vencidos pelo nosso querer e vontade;
Que Deus nunca morra; Que Ele nunca perca o Seu poder e magestade; Que nada suplante a sua pessoa e presença;

Clayton, meditando sobre a vida e a morte de Deus dentro de cada um de nós.

2 comentários:

  1. Complementaria seu post com este vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=sQeIGbKqiw8

    Abraço!

    Eliel
    www.elielvieira.org

    ResponderExcluir
  2. Então, Ele está vivo! Ou, mais do que isto: Ele é!

    Abração e Paz, Clayton!

    ResponderExcluir

LinkWithin