terça-feira, 14 de setembro de 2010

Sobre potes e pobres



"O mundo social se esforça, na medida do possível, por ser considerado como uma coisa óbvia. A socialização obtém êxito na medida em que essa qualidade de ser aceita como coisa evidente é interiorizada. Não basta que o indivíduo considere os sentidos-chave da ordem social com úteis, desejáveis ou corretos. É muito melhor (em termos de estabilidade social) que ele os considere como inevitáveis, como parte e parcela da universal "natureza das coisas". Se isso for conseguido, o indivíduo que se desgarra seriamente dos programas socialmente definidos pode ser considerado não só como um idiota ou um canalha, mas como um louco. Subjetivamente, portanto, o desvio sério provoca não só culpa moral mas o terror da loucura." (Peter Berger)

Veja o mercado, uma construção humana (uma exteriorização da consciência humana) que adquiriu o caráter de realidade objetiva (fora do homem) e voltou-se sobre o homem exercendo influência sobre a sua subjetividade.

Pois bem, pais que consideram precisar de muitas coisas (desnecessárias) para o nascimento de um filho, demonstram com isso o sucesso dos mecanismos de legitimação do mercado. Mercado que vincula bem-estar e segurança a mercadorias a serem adquiridas.

Hoje um recém-nascido precisa de um conjunto de potes de acrílico onde se colocam cotonete e algodão. Os potes custam R$ 128,00 (cento e vinte e oito reais).

Batizar esses potes com o nome de "Kit Higiene" é uma tentativa de legitimação. Lembre-se, é mais do que desejável que se tenha higiene com um recém-nascido. É mais do que desejável, É ÓBVIO. Quando essa obviedade é interiorizada pelo indivíduo os potes já estão associados a ela...rsrs

Quem não consegue comprar os potes sente culpa. Quem se recusa a comprá-los é louco!

"A civilização é uma multiplicação ilimitada de necessidades desnecessárias." - Mark Twain

Fica mais fácil entender porque os pobres (ainda que de espírito) é que são os bem-aventurados?


hugo "louco" theophilo

----

Hugo Theophilo, mano que escreve no Metanoiado

2 comentários:

  1. "A civilização é uma multiplicação ilimitada de necessidades desnecessárias." - Mark Twain



    muito boa.

    alguem mais lembrou do Clube da Luta???

    ResponderExcluir

LinkWithin