quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O "problema" da GRAÇA



O "problema" da Graça é que ela deixou de ser simplesmente e suficientemente Graça.

Tornou-se Graça-meritória, e como Graça significa favor imerecido, ou seja, favor não merecido, o máximo que se tem é uma quase Graça, talvez até com um gostinho de Graça, mas sem ter a essência e o sabor de Graça, que aqueles que trabalham descansando encontram.

Graça-meritória quando deixamos de confiar e crer, quando não somos loucos o suficiente para aceitar o escândalo da Cruz, através da qual o único cristão* se entregou a nosso favor sem que nós merecêssemos nada. Logo, aí sim há Graça.

Então entramos em questões de moral, leis, mandamentos, dogmas, religiosidades, todas vãs, sem nenhum poder contra a sensualidade**. Logo torna-se o homem um ser que busca incessantemente a justificação através dos atos de bondade praticados "para" Deus e geralmente em nome de Deus.

Temos nós o poder de diminuir a Graça cada vez que pecamos? E quanto aos inimigos da Cruz de Cristo, aqueles que invalidam o sacrifício trocando-o por méritos-morais-leis-dogmas diante dos homens e até, pasmem, diante de Deus.

Não há um justo sequer*** ... não há quem possa se salvar, antes somos salvos pela Fé e até ela é Graça, pois nos é dada sem que mereçamos.

Sendo assim, defendo a tese de que há um "problema" com-na Graça pois, para ela não existe menor ou maior, pequeno ou grande, negro ou branco, rico ou pobre, para ela não existe pecadão e pecadinho, todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus****.

Nela existe o homem, a natureza humana, pecaminosa, falha, defeituosa adâmicamente falando e existe Deus reconciliando esse mesmo homem consigo mesmo, através da Cruz do Calvário.

Na Graça existimos eu e você, e Deus "testemunha" sobre ela e diz: "Ela basta!"

-----
"O único cristão morreu na cruzFriedrich Nietzsche
** Colossenses 2:23
*** Romanos 3:10
**** Romanos 5:12

Um comentário:

  1. É só crer/confiando nisso, que a graça fará sua obra eficaz: salvação, através de Cristo!

    Grande abraço e Paz!

    ResponderExcluir

LinkWithin