terça-feira, 12 de outubro de 2010

[LIVRO] O Anticristo

 ----
Escrito em 1888, último ano antes de Friedrich Nietzsche perder a lucidez, este ensaio é uma das mais afiadas análises de que o cristianismo já foi objeto. Dando continuidade ao exame sobre a moral praticado na maioria de seus livros, em O anticristo o autor firma sua posição sobre a doutrina religiosa. Ele mostra como o cristianismo – ao qual chama de maldição – é a vitória dos fracos, doentes e rancorosos sobre os fortes, orgulhosos e saudáveis, persuadindo e induzindo a massa por meio de idéias pré-fabricadas.

A partir da comparação com outras religiões, Nietzsche critica com veemência a mudança de foco que o cristianismo opera, uma vez que o centro da vida passa a ser o além e não o mundo presente. Até mesmo Jesus Cristo e o apóstolo Paulo são questionados, assim como grande parte de todos os dogmas cristãos, em um grande exercício filosófico.
----
Número de Paginas : 128
----

Como não poderia deixar de ser: li, gostei, recomendei ... hahaha.
Esse é "comida pesada". Recomendo aos que forem muito religiosos que não leiam, ou melhor, recomendo a esses que leiam, re-leiam e absorvam o máximo desse livro. Ferrenhas críticas ao cristianismo não só como religião cristã, mas também como sendo um falso divisor de águas entre a humanidade. O autor defende que os sacerdores, através dos falsos ensinamentos "cristãos", manipula boa parte da massa. Bom o autor defende coisa pra caramba, boa parte delas eu tive que balançar o pescoço e concordar, outras nem tanto.
Kant, Lutero, Agostinho, apóstolo Paulo e até Jesus são "atacados" por Nietzsche nesse livro. A sentença de Deus é a morte, a dos sacerdotes a mesma, a do Cristianismo é a aniquilação total.
Leia e não tire suas próprias conclusões. Eu não sou/fui conclusivo ao ler.
E, como não tenho fé suficiente para ser ateu, continuo crendo nEle, rsrsrs.

Para ler online: http://www.culturabrasil.pro.br/oanticristo.html

Clayton.

Um comentário:

  1. Graça e paz, sempre!

    Passei por aqui para conhecer seu blog.
    Estou procurando bons blogs para compartilhar.

    Já estou te seguindo.

    Ficaria muito feliz se puder me visitar.
    Se quiser me seguir também será um prazer para mim.

    Abraço em Cristo,

    Sandro
    http://oreinoemnos.blogspot.com/
    Te espero lá.

    ResponderExcluir

LinkWithin