terça-feira, 12 de outubro de 2010

[LIVRO] O Anticristo

 ----
Escrito em 1888, último ano antes de Friedrich Nietzsche perder a lucidez, este ensaio é uma das mais afiadas análises de que o cristianismo já foi objeto. Dando continuidade ao exame sobre a moral praticado na maioria de seus livros, em O anticristo o autor firma sua posição sobre a doutrina religiosa. Ele mostra como o cristianismo – ao qual chama de maldição – é a vitória dos fracos, doentes e rancorosos sobre os fortes, orgulhosos e saudáveis, persuadindo e induzindo a massa por meio de idéias pré-fabricadas.

A partir da comparação com outras religiões, Nietzsche critica com veemência a mudança de foco que o cristianismo opera, uma vez que o centro da vida passa a ser o além e não o mundo presente. Até mesmo Jesus Cristo e o apóstolo Paulo são questionados, assim como grande parte de todos os dogmas cristãos, em um grande exercício filosófico.
----
Número de Paginas : 128
----

Como não poderia deixar de ser: li, gostei, recomendei ... hahaha.
Esse é "comida pesada". Recomendo aos que forem muito religiosos que não leiam, ou melhor, recomendo a esses que leiam, re-leiam e absorvam o máximo desse livro. Ferrenhas críticas ao cristianismo não só como religião cristã, mas também como sendo um falso divisor de águas entre a humanidade. O autor defende que os sacerdores, através dos falsos ensinamentos "cristãos", manipula boa parte da massa. Bom o autor defende coisa pra caramba, boa parte delas eu tive que balançar o pescoço e concordar, outras nem tanto.
Kant, Lutero, Agostinho, apóstolo Paulo e até Jesus são "atacados" por Nietzsche nesse livro. A sentença de Deus é a morte, a dos sacerdotes a mesma, a do Cristianismo é a aniquilação total.
Leia e não tire suas próprias conclusões. Eu não sou/fui conclusivo ao ler.
E, como não tenho fé suficiente para ser ateu, continuo crendo nEle, rsrsrs.

Para ler online: http://www.culturabrasil.pro.br/oanticristo.html

Clayton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin