terça-feira, 26 de outubro de 2010

O inferno



O inferno existe?
O que ele expressa? a vontade de Deus em castigar alguns seres que não se "curvam" à sua vontade? e que vontade seria essa?

Inferno ... Lewis diz que o inferno é apenas um lugar para onde irão todos aqueles que para lá desejam ir (resumindo, é claro). Lewis é tão profundo ao afirmar isso, que chego a me considerar um verme, ao resumir tão belas palavras e linhas de raciocínio em apenas uma medíocre frase.

Agora, como será que é esse inferno? acredito eu, será apenas uma extensão daquilo que muitos de nós vive aqui, por puro egoísmo e falta de amor.

Quem não vive o inferno na Terra? quem? doenças, pragas, mortes, um monte de catástrofes, e mais ainda, sentimentos de solidão, revolta, morte, assassinatos, o que eu considero ainda mais como infernal, visto que os anteriores são apenas causas "naturais", nas quais não podemos interferir, ou alguém tem o poder de ser imortal? ou de não ficar doente? o máximo que podemos é prevenir, e até remediar, mas se assim tiver de ser, assim será.

Já as causas segundas (apesar de também naturais*) são causas nas quais nós podemos intervir de forma direta, talvez não muito direta, mas é apenas uma questão de escolha. Escolher o perdão ao invés da vingança, o amor ao ódio, a paz à guerra. Isso resumindo, é claro. (meu vinho está acabando, não quero esgotar as palavras também). 

Ou seja, o inferno então é uma extensão mesmo, continuação daquilo que escolhemos viver aqui.

É um lugar onde nos sentiremos bem, por que? Simplesmente por que no céu haverá amor e paz, e nós queremos ódio e guerra.

Então, aquele inferno que foi preparado para o diabo e seus anjos, serve para nós também?

Inferno? quem acredita nele?

Clayton Nogueira, apreciando um bom vinho, ouvindo a chuva cair e escrevendo, somente escrevendo ...
Beijos.
------

* digo que as segundas são naturais por que acredito em uma humanidade corrompida e por sí só incapaz de nutrir sentimentos bons uns pelos outros, a não ser por aproximação e afeto ou por alguma forma de ganho.
Daí Jesus (em quem eu acredito) ter dito, em outras palavras, é claro: "que se vc ama seu amigo, grandes coisas vc faz, agora quero ver você amar seu inimigo".

5 comentários:

  1. E aí, Clayton,

    Espero que tenha apreciado seu vinho.

    Seu resumo da definição do Lewis ficou bom, sim. Não precisa se sentir um verme, pois foi isso mesmo que ele quis expressar.

    Mas não acho que quem for para lá vai gostar de estar lá, mesmo sendo uma escolha pessoal. Jesus disse várias vezes que haveria choro e ranger de dentes, quando se descobrisse que se iria para lá. Além do mais, o que realmente torna nossa vida um inferno, aqui, é o ódio que se cultiva no coração. Para se gostar de alguma coisa, precisa haver um pouco de amor. Com amor no coração, pode-se passar por todas as coisas terríveis que você citou, sem se considerar que se esteja vivendo um inferno. Assim, vai para o inferno quem cultivar o ódio no coração. Isto vai fazer com que a pessoa odeie também o inferno, ainda que esteja lá por escolha própria. Não terá como gostar (amar), por só ter ódio no coração.

    Não seria por aí?

    Abração e continue na Paz!

    ResponderExcluir
  2. Sim, é isso mesmo.
    Você e seus sempre ótimos comentários.

    O que você disse faz sentido, visto que o ódio cultivado nos deixa tão cegos a ponto de odiarmos a tudo e a todos. Então, se assim é, odiariamos até mesmo aquilo que escolhemos (no caso, o inferno).

    E é como eu disse, os primeiros eventos são tão naturais quanto os segundos, mas esses não temos poder de alterar, já os outros, acredito que sim.

    Parei por aqui, pois acredito q é por aí mesmo, rs.

    Abração e Paz mano.

    ResponderExcluir
  3. Neste caso, crescemos mais um pouco, juntos! Seu raciocínio estimula o raciocínio de quem lê seus textos. Considero isto vital, para o culto racional!

    Quanto aos outros eventos, que na verdade procedem do coração, podem ser alterados, sim. Você está certo! Mas só há um jeito para isto: pedir o Espírito Santo ao Pai. Então, Esse começa a obra de purificação da Sua Igreja (no coração do que crê e se entrega ao senhorio de Jesus). Por nós mesmos, seria impossível! Seria cumprir toda a lei!

    Grande abraço e continue na Paz!

    ResponderExcluir
  4. legal o que escrevestes, não é a toa que és uns dos maiores missionários evangélicos que já conheci.

    mas não quero saber de inferno, já basta o que vivemos aqui na Terra...

    ...Quero saber mesmo qual o vinho que vc estava tomando, preciso de uma boa indicação urgente! (doce e suave) rs

    Abraço carioca, o fã nº 1 do Richarlison volante do SP.

    ResponderExcluir
  5. Tinha que ser você né Daniel? Seu figura. Abração.

    ResponderExcluir

LinkWithin