domingo, 27 de junho de 2010

Comentários sobre João e o seu evangelho

Alguns comentários de alguém sobre o evangelho que o apóstolo João escreveu.
 João capítulo 7.10-18
v.16– de quem é a doutrina ?
v.17 – não devemos nos justificar, as pessoas que quiserem fazer a vontade de Deus compreenderão se a doutrina que seguimos é nossa ou se é de Deus.
v.18 – como reconhecer quem fala de si próprio, ou seja, segue sua própria doutrina?
 v.15 – os judeus maravilharam-se pois Jesus não havia freqüentado as melhores escolas rabínicas da época, como poderia dominar tão bem a Lei e Os Profetas? Jesus passa a explicar que fala da parte dAquele que o enviou.
 v.24 – A justiça aparente não deve ser usada para julgar caso algum. Devemos, no entanto, julgar segundo a reta justiça. E quando digo “julgar”, aqui, não falo de ao próximo, mas as nossas próprias atitudes (vide v.22 e 23). Jesus não julga os judeus, mas pede que eles mesmos façam seu próprio julgamento.
 João capítulo 8.1-11
                 Engraçado ver como Jesus não condenava a ninguém ao contrário de nós, que vivemos para condenar o nosso próximo por qualquer atitude que aos nossos olhos pareçam contrárias a nossa “santidade” tão pura e imaculada quanto a própria santidade de Deus.
                Triste constatar que vivemos dias tão maus como aqueles, pois naqueles dias os judeus hipócritas fizeram sua auto-análise e viram que tinham tantos pecados quanto àquela adúltera, sendo assim impossível apedreja-la, ainda mais após a argumentação do nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin