domingo, 27 de junho de 2010

Eu vou e pronto!

Segue abaixo o texto de Atos capítulo 21 versos 10 à 17:

“Demorando-nos ali alguns dias, desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo; e, vindo ter conosco, tomando o cinto de Paulo, ligando com ele os próprios pés e mãos, declarou: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus, em Jerusalém, farão ao dono deste cinto e o entregarão nas mãos dos gentios. Quando ouvimos estas palavras, tanto nós como os daquele lugar, rogamos a Paulo que não subisse a Jerusalém. Então, ele respondeu: Que fazeis chorando e quebrantando-me o coração? Pois estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. Como, porém, não o persuadimos, conformados, dissemos: Faça-se a vontade do Senhor! Passados aqueles dias, tendo feito os preparativos, subimos para Jerusalém; e alguns dos discípulos também vieram de Cesaréia conosco, trazendo consigo Mnasom, natural de Chipre, velho discípulo, com quem nos deveríamos hospedar. Tendo nós chegado a Jerusalém, os irmãos nos receberam com alegria.”

Uma coisa me chamou a atenção nessa passagem: o fato de Paulo, mesmo sabendo da profecia de Ágabo acerca de sua prisão, ter resolvido ir até Jerusalém.
Na minha humilde e limitada concepção, Paulo fez isso por que “comprou seu barulho”, ele queria pregar o Evangelho, falar das boas novas de Cristo Jesus, e mesmo após ouvir Deus revelando através de Ágabo o que lhe esperava, não se acovardou, não se intimidou, mas creu que o mesmo Jesus que lhe aparecera no caminho era Aquele que estaria com ele, na morte ou na vida, na prisão ou na liberdade, na alegria ou na tristeza, em todo tempo. Afinal quem nos separará do amor de Deus? Nada, e sabe por que, nada? Por que somos fortes? Merecedores desse amor? Por que fazemos nossos esforços, pagamos nosso preço? Definitivamente não, mas apenas e tão somente por que Ele nos amou primeiro, nos resgatou, nos chamou, nos guarda e nos livra a cada dia, independente de quão bons possamos ser. É esse o amor de Deus, manifestado através de Cristo.

Agora voltando para a história de Paulo, eu gostaria de meditar convosco em coisas que eu vi, vejo e verei até o findar de meu tempo nessa vida. Tenho visto pessoas correndo atrás de profecias, revelações, visões, homens que pregam mensagens de vitória – principalmente financeira – ou que pregam muito bem, com eloqüência e etc. Isso tudo com qual finalidade? Digo eu, para massagear o seu ego, nutrir as suas vaidades, crer em um Deus que pode ser comprado com ofertas, com dízimos, crer em uma salvação que passa longe do amor de Deus. Sim, pois hoje nós os que cremos – em Cristo - achamos muitas vezes que a salvação vem de nós e é para nós, tornamo-nos mais “santos” e mais feitos participantes das “promessas” do que os próprios judeus, povo do antigo pacto.

Um Deus que não liga nem um pouco para os órfãos, viúvas, necessitados, esse é o Deus que muitos tem pregado e adorado. Fato é que se Tiago estivesse por aqui a coisa ia ficar feia pro lado dele, é to falando do Tiago que escreveu “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.”

Difícil olhar para esse Deus e compara-lo ao Deus de Paulo, esse mesmo, que foi a Jerusalém para ser preso. Paulo, sim, que naufragou com o barco muitas vezes e isso não o fazia parar. Você tem ouvido falar de naufrágio nesses últimos dias? Claro que não, ninguém quer falar de luta, de aflição, de correntes – só de quebra –, apenas se ouve falar sobre Pedro, o barco, e o “andar sobre as águas”. Sim é fácil pautar a vida nos milagres alheios, ou nos que a Bíblia nos relata. Muito lindo falar de Naama e sua cura milagrosa.

É difícil, fazer como Paulo? Ir de encontro à prisão, à prova! Eita cristão era Paulo, nós somos saquinho de pipoca meu mano(a) – botou uma quenturinha agente pula logo.
Enquanto nós massageamos nosso ego e buscamos nas profecias a direção para nossa vida e até para nossa salvação, temos um mundo perecendo, pois vos falta amor, até o nosso esfriou.

Se liga! Abraço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin