quinta-feira, 15 de julho de 2010

Bem aventurado aquele que se assenta na roda dos escarnecedores





Como alguns visitantes do blog devem saber, sou muito brincalhão, adoro contar piadas e fazer palhaçadas. Sempre fui muito perseguido pelo Salmo 1, ou seria pelos irmãos que insistiam em citá-lo sempre? Lembro-me de certa vez estar contando piadas e falando bobeira e um grupo de irmãos, prendendo o riso, falarem: “escarnecedor”.

Eu parava de falar e ficava na minha, quieto, me sentia repreendido e às vezes até entristecido. Começava a analisar se eu era, de fato, um escarnecedor. Na época eu parei de fazer brincadeiras e virei um cristão mais “sério” exatamente para não ser novamente repreendido por ninguém.

Mas, o que é ser escarnecedor na visão do Evangelho de Cristo Jesus?

Jesus, o verbo encarnado, sentava-se com os publicanos e pecadores, era acusado de ser beberrão, comilão e maioral dos demônios. Misturava-se com as criaturas mais vis e profanas da época, prostitutas, pessoas com fluxo de sangue, endemoninhados, coletores de impostos, pecadores das mais diversas “categorias”.

Agora, por que Jesus podia se assentar com os “escarnedores” e nós não podemos?

Alguns dizem que é pelo fato de Jesus se juntar a eles para levar cura, libertação e descanso para a alma. Mas e nós? Não deveríamos fazer da mesma maneira e nos assentar também com  eles pelo mesmo propósito? Estaria Jesus mentindo ou na verdade a Palavra tem sido deturpada?

Eu, porém, passei a enxergar que na verdade os escarnecedores não são os publicanos e pecadores, mas sim os principais dos sacerdotes e fariseus, ou seja, os líderes da religião, condutores de cegos, mas cegos do que os próprios, tendo aparência de misericórdia e piedade, mas negando a mesma com as suas obras.

Sim, aqueles que sobem aos púlpitos e enchem as almas dos seus ouvintes de vaidades e de ideias que não tem nenhuma ligação com o Evangelho de Cristo Jesus, aqueles que ensinam a estratégia da barganha com Deus, confissão positiva, teologia da prosperidade e da auto-salvação/justificação, são aqueles que ANULAM a Cruz de Cristo e o crucificam a cada dia através de sacrifícios de tolos.

Esses são, de fato, os escarnecedores, que se julgam melhores do que todos, mais santos, salvos, limpos e purificados, que se voltam para a doença e dizem: “eu não aceito isso na minha vida”.

Digo eu que os chamados escarnecedores pela maioria dos líderes cristãos da atualidade são os que deveriam ser consolados e amados, são aqueles que herdam o reino. Aqueles que se viram para o próximo e só sabem taxa-lo de “ímpio”, quando na verdade o ímpio é ele próprio.

Nós, os “escarnecedores”, continuemos nossa missão de anunciar aos nossos irmãos o Evangelho da Graça de Cristo Jesus, aquele que se “misturou” com os piores desse mundo e fugiu dos maiorais.

Um comentário:

  1. Como passei anos condenando pessoas por causa desse pacote evangélico do salmo 1, quando a Graça de Deus chegou até mim e derrubou minha justiça própria, consegui então entender verdadeiramente a Graça para todos e então muitas coisas mudaram e continuam mudando. Graça e paz mano.

    ResponderExcluir

LinkWithin