terça-feira, 27 de julho de 2010

Fé demais, fé de menos ...





Date: Thu, 22 Jul 2010 20:23:14 -0300
Subject: Dúvida
From: Fulano
To: Mim

Paz e Graça!
Como explicar o texto:
"E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível."

Fico na dúvida de como explicar esse texto para alguém que crê na teologia da prosperidade, pois eles dizem que pela fé nós podemos tudo (conquistar etc...)
Procurei no site de Caio algo semelhante explicado detalhado e não encontrei.
Como explicar a pouco fé em relação a mais fé e com isso transportar o monte?

--------------

Resposta:

Primeiramente passaremos a analisar o que é a fé do ponto de vista bíblico:

"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". - Hebreus 11 verso 1.

Definido então o que é fé, pergunto: em quem/no que temos fé?

Quando os discípulos não conseguiram expulsar o demônio do jovem lunático o caso não foi apenas falta de fé nEle e no poder que Ele já havia dado. Jesus explica que aquela casta só se expulsa pelo jejum e oração. (não vou “pisar nesse campo”, pois não é desse assunto que estamos tratando)

Lucas 17 versos 1 à 10: "E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!
Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos.
Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe.
E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.
Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé.
E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.
E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa?
E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu?
Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não.
Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer."

Quando Jesus trata da questão da fé e do transporte do monte, é tudo muito figurativo. Na verdade Jesus não está tratando de “quantidade” e sim de “qualidade”, o grão de mostarda não é o menor dos grãos.

Veja: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tamanho_dos_grãos

Então Jesus mentiu? Não, na verdade Jesus quis mostrar que na realidade não importa o tamanho de sua fé, ele não diz: Se tivésseis a fé do tamanho de um grão de mostarda. Ele diz comosemelhante.

O grão de mostarda realmente é extremamente pequeno e quase não pode ser visto a olho nu, mas no espaço de um ano se transforma num grande arbusto, numa pequena árvore com galhos de cerca de 2,5 a 3 metros.
E é aí que está meu mano, o importante não é o tamanho da fé e sim a mudança que ela é capaz de produzir em nós, o crescimento (não de tamanho) mas de perseverança e entrega nEle.

Agora quanto à questão do monte, é alegoria, exemplo.

Lembre-se também que no contexto os discípulos quando ouviram sobre a questão do perdão ao irmão, viram que não tinham convicções firmes o bastante para fazerem aquilo.
Sua pré-disposição era para o mal e para a vingança, por isso pediram a Jesus o aumento de sua fé.

Em nenhum momento Jesus tratou da questão de fé relacionada à aquisição de bens materiais (prosperidade).

Bom, espero ter te ajudado, respondi isso às pressas, desculpe qualquer erro de digitação, português e etc. Beijos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin