quarta-feira, 28 de julho de 2010

O amor e eu



O amor de Deus manifesta-se em nossas atitudes para com o nosso próximo, aí sim podemos ser chamados "Filhos de Deus".

Primeira Epístola de João capítulo 3 verso 10: "Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus."

Justiça aqui não é justiça própria, mas sim a justiça que é baseada em amor. Se não amamos o nosso semelhante então não somos de Deus e resta para nós apenas a segunda opção.

verso 11: "Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros."

Bom, acho que não há comentários a serem feitos.

versos 12 à 14: "Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.
Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia.
Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte."

E por qual motivo Caim matou Abel? Por que Abel deu o que tinha de melhor para Deus, não para auto-promoção/justificação, mas como forma de devoção sincera.
Quem não ama ao irmão permanece debaixo do jugo da morte.

verso 16: "Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos."

Somos capazes de dar a vida por algum semelhante? Eu ia dizer que amar quem te ama é muito simples, mas até isso, de fato, é complicado, quando não se conhece o amor de Deus. Como amaremos então o nosso próximo, seja ele quem for. Mas é nisso que conhecemos que o amor do Pai está em nós, quando encaramos a realidade de que devemos dar as nossas vidas em prol do próximo.

versos 17 à 19: "Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?
Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações;"

Vamos encarar a realidade desses versículos: Se temos dois carros, duas casas, dois computadores, dois sapatos, 2Kg de feijão, e virmos o irmão precisando, e mesmo assim nos convencermos de que foi Deus que nos deu e Ele pode dar para o irmão também, e então virar as costas, como estará o amor do Pai em nós?

Se nós fazemos como o sacerdote e o levita, que passam de largo e apenas fazem aquela oração: "Pai, envia alguém em socorro aquela pessoa, pois agora não tenho tempo para socorre-lo.", tendo condições financeiras e dispor de tempo para ajudar, como estará o amor do Pai em nós?

Agora e se fizermos como o samaritano, que não só para para ajudar, como leva para a estalagem, lhe cura os ferimentos e deixa provisões suficientes para que consiga resolver os problemas, estará dessa forma o amor do Pai em nós?

Amar de palavras e língua é fácil, amar com atitudes é mais complicado. Por que amar com atitudes implica em perdas para nós, em deixar o semelhante ganhar enquanto perdemos, pedir perdão quando na verdade nos achamos certo.

Quando amamos com atitudes então a verdade está em nós e somos dela, e nosso coração está guardado/seguro diante do Pai.

versos 23 e 24: "E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.
E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado."

O seu mandamento, principal, que creiamos no nome de Cristo Jesus e nos amemos uns aos outros. E aquele que guarda os seus mandamentos: "misericordia quero e não sacrifícios", "vai e procede como o samaritano", "não vos assemelhais aos escribas e fariseus", "amai-vos uns aos outros", esse sim está nEle, e Ele em nós.

Que possamos compreender o principio básico do amor de Deus, de que Ele nos deu seu Filho Unigênito, e através dessa compreensão amemos-nos uns aos outros com o amor dEle.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin