sábado, 10 de julho de 2010

Jesus veio para nos dar riquezas e riquezas em abundância

Disse-lhes Jesus: "Eu não vos chamei pra ser cauda e sim pra ser cabeça. Se o Pai que está nos céus é rico, dono do ouro e da prata, por que vós que são seus filhos devem ser pobres? Mas eis que eu vos dou a unção da prosperidade, onde tudo será vosso e o seu próximo, seja ele quem for, padecerá necessidades e vós não vos intrometereis na vida dele. Cada um que se exploda com seus problemas, cada um que pague o preço dos seus pecados e passe fome, mas vós não, pois sois santos e nação eleita. Nunca vi o justo mendigar o pão e a sua posteridade passar fome, será nessa frase que baseareis as vossas vidas e nunca, em qualquer situação ajudareis ninguém nas suas aflições, tudo é vosso, todo o dinheiro e toda a riqueza eu vos dou"

Bom, é com esse texto que eu inicio o meu desabafo, texto esse que NUNCA foi dito por Jesus, NUNCA foi pregada por nenhum dos apóstolos, mas que infelizmente é o mais pregado, falado e sustentado hoje pelos falsos pastores que tem se levantado.

Quem nunca ouviu falar sobre "ser cabeça e não cauda", "nunca vi o justo mendigar o pão e nem a sua descendência passar fome"? Todos nós já ouvimos isso, talvez até já pregamos isso. Mas na verdade Jesus nunca nos disse que seria assim. Pelo contrário, cada um carregue a sua cruz, mas ajude o seu próximo a carregar a dele também.

Jesus disse sim, que devíamos, no que fosse possível, ajudar no sustento alheio, até por que Ele mesmo ajudava as pessoas nas suas necessidades. Lemos que Jesus mandou Judas dar dinheiro aos pobres. Hoje no entanto essas passagens passam longe de nossas leituras diárias.

Lembrei-me agora, o que Jesus disse para o jovem rico? Vai vende tudo que tens e segue-me, mas infelizmente o jovem não pôde segui-lo, pois seu coração estava nas riquezas e herdades que possuia. Hoje, infelizmente, a nossa realidade é ainda pior, nosso coração está em carros do ano, casas próprias, equipamentos de última geração para o nosso divertimento, mas onde fica o amor ao próximo? Onde fica a verdadeira religião, que segundo Tiago, era a ajuda aos necessitados, pobres, viúvas e orfãos?

Nosso coração está envolto em tudo que não é pão, planejamos o dia de amanhã como quem planeja um crime. Jesus Cristo nos ensinou que basta a cada dia o seu mal, que não havemos de ficar preocupados com o dia de amanhã, pois tudo o Pai providenciaria para nós. 

Mas nós, seus filhos, andamos tão ansiosos, preocupados e ocupados com o dia de amanhã e nos esquecemos de viver o HOJE. Falamos de "novo de Deus", mas na verdade o "novo de Deus" já é velho, é a Cruz de Cristo, o Evangelho da Graça de Deus manifesto em Cristo Jesus, salvador de TODA a humanidade.

Por que se preocupar tanto, se estressar, viver uma vida infeliz, Jesus tem alegria, paz e conforto para todos nós e não precisamos de nenhuma riqueza material para isso.

Nos meus tempos de evangélico eu fui missionário no Rio Grande do Sul durante 9 meses, passei necessidades, uma "quase-fome", vestia roupas compradas em brechós, doadas por irmãos. Acordava muitas vezes sem ter o que comer, nem um café, pão, NADA, sabe o que isso significa? Eu gostaria que TODO mundo passasse fome por um dia, para saber o que passam as pessoas que sofrem disso TODOS OS DIAS.

Moradores de rua, crianças na África, Haiti e até no BRASIL. Não precisamos andar muito para ver gente passando fome, onde eu morei no RS tinha muita gente passando fome, padecendo necessidades, e lá, eu não podia pregar prosperidade, não podia falar que "Deus era dono do ouro e da prata e que seus filhos seriam ricos", lá o negócio era diferente.

Lá o Marco Feliciano não ia, Silas não pregava, Jabes passava longe, até a Universal tinha poucos seguidores por aquelas bandas. E acredite, lá as pessoas se amavam, doavam, compartilhavam e ajudavam mais.

Lá eu ganhava "fichas" de passagem para poder ir na Santa Casa levar uma palavra de conforto e orar pelos enfermos. Recebia pratos de comida, roupas, me sentava com gente que compartilhava o pouco que tinha.

Você, que trabalha, assim como eu, nunca pensou em repartir o que recebe de seu empregador com aqueles que tem pouco? Foi isso que Jesus ensinou, imagine a seguinte situação: Se você ganha R$1.500,00 e seu semelhante ganha R$500,00, se você pegasse R$500,00 do seu suado dinheiro e desse pra ele (mesmo que em forma de mantimentos), não ficariam ambos com R$1.000,00? Você não passaria necessidades e nem ele.

Mas infelizmente a sociedade não pensa assim, por isso tamanha desigualdade social. Os crentes então são os piores, querem tudo só pra si. Fazem campanhas e mais campanhas por prosperidade financeira, compram bíblias de vitória financeira para poder estudar maneiras de enganar até a si mesmos, ensinando que Jesus veio pra nos enriquecer.

A maior riqueza que podemos ter é a Graça de Deus, e essa nós já temos. A maior riqueza é compartilhar, servir, doar, ajudar, se anular em prol do nosso semelhante.

"Senhor Deus, Tu, que enviou Teu Filho Amado Jesus para ser o nosso exemplo, guia e salvador. Esse Teu Filho, que viveu entre nós e por nós se fez pecado, Ele, que não tinha onde reclinar a cabeça, mas que providenciava ninho e abrigo para os seres viventes, vestia as flores dos campos. Sim Senhor, nós ensina a ser como Ele foi, seguir Seus passos. Nos ajuda a nos livrar de toda a mentira, materialismo, egoísmo e nos perdoa pelos crimes que temos cometido contra nosso próximo. Nos perdoa pela fome e pela desigualdade social que temos vivido e ensinado. Tenha misericórdia de nós, somos limitados, pecadores e não entendemos os teus propósitos, fraudamos a tua Palavra e transformamos tua misericórdia em sacrifícios. Perdão Senhor, em nome de Cristo Jesus, nosso advogado."



3 comentários:

  1. Ainda bem que você me disse pra ler esse. Cara, esse texto me tocou muito. É muito triste. É uma louca obsessão por riquezas materiais, uma má interpretação de tanta coisa que Jesus disse, uma materialização sem fim... Diante desses bordões crentes do tipo "vc não vai mendigar o pão etc..." ou "vc é filho do dono do ouro e da prata..." parece até que ser pobre (pobre de verdade) é pecado!!! Quando que, Jesus, pelo que creio, não vivia em condições de riqueza, dependia do Pai, e pregava uma outra forma de tesouro, não ouro, nem prata.
    Quando vejo toda essa situação, eu me entristeço, questiono-me a respeito do que eu tenho representado/feito no meio disso tudo e, sem mto o que argumentar, sinto um aperto, um nó, e peço misericórdia, por mim, por todos os insensatos e pelos que estão sofrendo.

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe me responder onde está escrito na bíblia quando um discípulo vem até o Senhor Jesus com o dinheiro das ofertas e, perguntando o que fazer com o dinheiro, Jesus manda dar aos pobres?

    ResponderExcluir

LinkWithin