quinta-feira, 8 de julho de 2010

Reflexões de um pecador sobre sua vida

Ando um pouco cansado, não da vida, nem tampouco é cansaço físico ou mental. Apenas ando cansado de ver tanta gente enganando e sendo enganada, pessoas que se acham melhores do que as outras, mais ricas, poderosas, sábias, cheias de si mesmas.

Que Deus tenha misericórdia de mim a cada dia, pois sou falho, pecador, cheio de problemas, limitações e preciso “metanoiar” quase todo dia para não me prostrar, desistir de tudo e de todos.

Quando digo desistir não digo desistir de caminhar nO Caminho, pois tornou-se-me impossível, afinal quem nos separará do amor dEle ? Felizmente a Graça e a Misericórdia dEle mesmo é que confirmam isso. Sou amado a cada dia por Ele próprio, mesmo sendo tão frágil e fragilizável.

Deus não precisa dos meus esforços para me aceitar, Ele já aceitou a humanidade inteira, se fez pecado por cada um de nós, umbandistas, espíritas, evangélicos, ateus, católicos, tornamo-nos iguais diante do escândalo da Cruz.

Evangelho louco? Sim louco. Loucura que nos traz alegria, paz e gozo no Espírito. Loucura que nos faz enxergar que a imperfeição do próximo está, na verdade, na nossa visão limitada, que só enxerga o que de mal há, pois de fato são os nossos olhos que nos contaminam.

Estudos, sermões, palestras, pregações? Já vivi, vi, participei, organizei, comandei tudo isso. Ainda não havia era ajudado meu próximo com os seus problemas, dores, dificuldades.

Vigílias, montes, orações, consagrações? Fui a muitas, várias vezes, mas ainda não tinha reparado que o mérito não vinha delas e sim do Amor, Misericórdia e Graça de Deus sobre nós. E o que seria de nós sem as misericórdias do Pai que duram para sempre e a cada dia se renovam sobre nós, miseráveis homens que somos.

O eu de um tempo atrás: orava, jejuava, subia e descia montes, freqüentava as mais badaladas vigílias e consagrações, ouvia visões, revelações, profecias, e só escutava música gospel, pois a secular contaminava, não se misturava nem com os publicanos e nem com os pecadores por que também contaminava.

Era muito certo de si mesmo, menino grande, poderoso, usado por Deus, maior do que todos os “profetas” a sua volta, queria ser um grande pregador de púlpito, visitar as grandes convenções, congressos e coisas do tipo, viajar levando não o nome de Cristo, mas o seu próprio.

Era fiscal, mandava e desmandava nos céus, dizia quem ia e quem não ia, dava ordens a Deus e ao próximo, sabia o que era santidade, mas entendia pouco de HUMANIDADE, era muito santo pra perder tempo com essa besteira.

Eita, teólogo bom era, nas Escolas Bíblicas, o primeiro a bater de frente com o professor, mostrar erros e acertos, comentava e descomentava. Lia muito, meditava muito pouco. Conhecia os milagres de Cristo, mas não conhecia O Próprio. Pregava muito sobre arrependimento, mas não havia ainda se arrependido de fato.

Quando pregava sobre o povo de Israel falava sobre sua idolatria, era, no entanto, muito idólatra.

Miserável homem que sou. Quem me livrará de mim mesmo? Somente Deus tem o poder de nos livrar de nós mesmos, e como? Apenas não nos entregando a nós. Não nos deixando, abandonando, desamparando, mas sim nos guiando sempre e nos ajudando com todas as nossas limitações.

Hoje, prefiro ser assim: pecador, você pode me encontrar numa roda de amigos sexta-feira à noite, no meio de algumas latinhas de cerveja, copos de vinho, misturado em meio aos cachaceiros.

Poderá me encontrar também num futebol com os amigos, todos eles pecadores, assim como eu, em meio aos palavrões, aos xingamentos, ali estou eu.

Encontra-me também falando de um Jesus que a ninguém julgou, mas que morreu pelo pecado de todos.

Assim, hoje, tenho eu como meta de vida tentar errar menos a cada dia, enxergar no caminhante ao lado as suas virtudes e qualidades, ajudar ao meu próximo, independente de quem seja, onde esteja e quais sejam as suas visões e posições religiosas.

“Criador de todas as coisas, Deus invisível e amoroso, me ensina a cada dia a amar mais o meu próximo, a caminhar com ele lado a lado. Ajuda-me a não julga-lo pelas suas escolhas, pelas suas decisões, sejam elas de qual natureza forem. Peço-te ainda ajuda para vencer as minhas próprias limitações. Ensina-me a andar em amor para com todos os que me rodeiam. Ensina-me a ser menos hipócrita e mentiroso. Ensina-me Senhor, a enxergar os meus próprios defeitos ao invés de atribuí-los ao meu semelhante. Ensina-me a técnica do perdão, ajuda-me a compreender que quem é perdoado deve perdoar, não como mandamento, mas como prática de amor. Que não seja eu enganado por mim mesmo, quando afirmar que te amo, mas não amar aos demais humanos. Enfim Pai ensina-me a amar como tu, o Senhor, amou.”

Clayton Nogueira

2 comentários:

  1. ser humano é isso Clayton.

    se não fosse assim vc seria outro ser... rs

    parabéns pela coragem

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu já te disse, eu amei esse texto. Eu tb já te disse que tem sido muito bom poder ter alguém por perto com quem eu possa ter liberdade de expressar os tais pensamentos ditos revolucionários como vc msm nomeia. A cada dia, há uma desconstrução, a cada dia, uma mudança no ver e no viver com Cristo e tem sido incrível estar sensível a tudo isso. O que você disse da sua vida foi algo que me fez pensar mto e é o q eu tenho pensado mto nos últimos meses. Acho que as pessoas precisam ler mais coisas assim, verdades sobre transformações de vida que Deus fez, de pessoas q decidiram um relacionamento real e sincero com Cristo. Abraços amigo, fique na paz!

    SAM (^_^)

    ResponderExcluir

LinkWithin